quarta-feira, 25 de novembro de 2015

O ábaco



(ábaco aberto confeccionado em EVA)


A palavra ábaco vem d latim abacus, e sua origem grega é abakus, Soroban é o seu nome em japonês. O ábaco é um dos instrumentos mais antigos da história da humanidade. Ele foi utilizado por diversos povos e civilizações, entre eles estão os babilônios, os romanos, s árabes, os russos e os chineses. Não se sabe a certo quando o ábaco foi inventado, mas há indícios de que s babilônios já o utilizavam desde século III a.c. Na china o ábaco surgiu por volta do século XIII, com o nome de suan-pan, que significa “tábua de contar”. No Japão, a pessoa que manuseava um ábaco com agilidade, conseguia fazer uma multiplicação de 5 algarismos com a mesma rapidez que uma pessoa que usa calculadora.
Ainda existem regiões da Ásia que usa este instrumento. O ábaco contribuiu muito para com as teorias numéricas como, álgebra e a trigonometria, e como o ábaco é uma extensão do ato de contar nos dedos, ele é usado para ensinar crianças as operações de adição e subtração.
O ábaco é formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, e cada bastão ou arame corresponde à unidade, dezena ou centena. E nos quais estão os elementos de contagem, fichas, bolas ou contas, que escorregam livremente, sendo assim de fácil manuseio.


Modelos de Ábacos

Ábaco Chinês
Seu nome em mandarim é “Suan Pan”, que significa “Prato de cálculo”. A semelhança do ábaco romano com esse, da a ideia que um influenciou o outro, por conta das relações comerciais que eram desenvolvidas entre esses dois países.

Ábaco Japonês
Os japoneses adotaram o ábaco chinês e o chamaram de “Soroban”, que significa “tabela de contar”, e surgiu no Japão por volta de 1930.

Ábaco Russo
Também chamado de “Schoty”, esteve disponível em todas as lojas da antiga União Soviética, e foi utilizada para ensinar as crianças nas escolas até os anos de 1990, sendo depois substituído por calculadoras.

Ábaco Romano
O método normal de cálculo na Roma antiga e na Grécia era o mover bolas de contagem numa tábua própria chamada “calcule”.

Ábaco Mesopotâmico
Ele foi desenvolvido por volta de 2.400 a.c. e foi construído numa pedra lisa coberta por areia ou pó.

Ábaco Babilônico
Já se utilizava esse ábaco por meados de 2.700 – 2.300 a.c, muito provável que tivesse sido o primeiro.

Ábaco Escolar
Em todo o mundo, os ábacos têm sido usados no ambiente escolar como uma ajuda ao ensino do sistema numérico e da aritmética. Os alunos podem usar o ábaco para contar e registrar quantidades.



Curiosidade


Nosso sistema numérico surgiu na Ásia há séculos atrás no vale do rio Indo, chamado hoje de Paquistão. O primeiro número inventado foi o número 1, pois ele significava o homem e sua unidade, o segundo número o 2, significava a mulher da família, a dualidade, e o terceiro número o 3, significava muitos ou multidão. E foram os árabes que expandiram essa forma de contagem, por isso é conhecido como indo-arábicos.

Perguntas desafiadoras

Perfil do aluno: Essa atividade é elaborada para crianças de 10 anos, com um conhecimento prévio do manuseio do ábaco e noções básicas de adição, subtração e divisão. As perguntas abaixo poderão ser feitas aos alunos do 5° ano do fundamental para a construção de casas decimais.

Objetivo: promover maior conhecimento e entrosamento com os números, além de ser uma aprendizagem divertida. Pode também ser realizada uma gincana matemática se quiser, utilizando o ábaco, pois assim podem desenvolver maior habilidade com os números e socializar com outros alunos.
As atividades propostas devem ser lideradas por um professor, e devem ser aplicadas com paciência, pois cada aluno tem seu limite e ele poderá analisar todas as possibilidades antes de responder.

Desafio:
1- Quem conhece e como funciona o ábaco?
2- Quais os números que você consegue formar no ábaco?
3- Como podemos representar 5 dezenas no ábaco?
4- Agora acrescente 7 unidades a esse valor e represente no ábaco.
5- Qual o total de pontos representados no ábaco?
6- O ábaco pode substituir a calculadora?
7- Você gostou de utilizar o ábaco?
8- Você consegue fazer a soma de 90+1120=1210?


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