(ábaco aberto confeccionado em EVA)
A palavra ábaco vem d latim abacus, e sua origem grega é abakus, Soroban é o seu nome em japonês. O ábaco é um dos instrumentos mais
antigos da história da humanidade. Ele foi utilizado por diversos povos e
civilizações, entre eles estão os babilônios, os romanos, s árabes, os russos e
os chineses. Não se sabe a certo quando o ábaco foi inventado, mas há indícios
de que s babilônios já o utilizavam desde século III a.c. Na china o ábaco
surgiu por volta do século XIII, com o nome de suan-pan, que significa “tábua de contar”. No Japão, a pessoa que
manuseava um ábaco com agilidade, conseguia fazer uma multiplicação de 5
algarismos com a mesma rapidez que uma pessoa que usa calculadora.
Ainda existem regiões da
Ásia que usa este instrumento. O ábaco contribuiu muito para com as teorias
numéricas como, álgebra e a trigonometria, e como o ábaco é uma extensão do ato
de contar nos dedos, ele é usado para ensinar crianças as operações de adição e
subtração.
O ábaco é formado por uma
moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, e cada
bastão ou arame corresponde à unidade, dezena ou centena. E nos quais estão os
elementos de contagem, fichas, bolas ou contas, que escorregam livremente,
sendo assim de fácil manuseio.
Modelos de Ábacos
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Ábaco Chinês
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Seu nome em mandarim é
“Suan Pan”, que significa “Prato de cálculo”. A semelhança do ábaco romano
com esse, da a ideia que um influenciou o outro, por conta das relações
comerciais que eram desenvolvidas entre esses dois países.
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Ábaco Japonês
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Os japoneses adotaram o ábaco chinês e o
chamaram de “Soroban”, que significa “tabela de contar”, e surgiu no Japão
por volta de 1930.
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Ábaco Russo
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Também chamado de
“Schoty”, esteve disponível em todas as lojas da antiga União Soviética, e
foi utilizada para ensinar as crianças nas escolas até os anos de 1990, sendo
depois substituído por calculadoras.
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Ábaco Romano
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O método normal de cálculo na Roma antiga e
na Grécia era o mover bolas de contagem numa tábua própria chamada “calcule”.
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Ábaco Mesopotâmico
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Ele foi desenvolvido por
volta de 2.400 a.c. e foi construído numa pedra lisa coberta por areia ou pó.
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Ábaco Babilônico
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Já se utilizava esse ábaco por meados de
2.700 – 2.300 a.c, muito provável que tivesse sido o primeiro.
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Ábaco Escolar
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Em todo o mundo, os ábacos
têm sido usados no ambiente escolar como uma ajuda ao ensino do sistema
numérico e da aritmética. Os alunos podem usar o ábaco para contar e
registrar quantidades.
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Curiosidade
Nosso sistema numérico surgiu na Ásia há
séculos atrás no vale do rio Indo, chamado hoje de Paquistão. O primeiro número
inventado foi o número 1, pois ele significava o homem e sua unidade, o segundo
número o 2, significava a mulher da família, a dualidade, e o terceiro número o
3, significava muitos ou multidão. E foram os árabes que expandiram essa forma
de contagem, por isso é conhecido como indo-arábicos.
Perguntas
desafiadoras
Perfil
do aluno: Essa atividade é elaborada para crianças de 10 anos, com
um conhecimento prévio do manuseio do ábaco e noções básicas de adição,
subtração e divisão. As perguntas abaixo poderão ser feitas aos alunos do 5°
ano do fundamental para a construção de casas decimais.
Objetivo:
promover maior conhecimento e entrosamento com os números, além de ser uma
aprendizagem divertida. Pode também ser realizada uma gincana matemática se
quiser, utilizando o ábaco, pois assim podem desenvolver maior habilidade com
os números e socializar com outros alunos.
As atividades propostas devem ser lideradas
por um professor, e devem ser aplicadas com paciência, pois cada aluno tem seu
limite e ele poderá analisar todas as possibilidades antes de responder.
Desafio:
1- Quem conhece e como funciona o ábaco?
2- Quais os números que você consegue formar
no ábaco?
3- Como podemos representar 5 dezenas no
ábaco?
4- Agora acrescente 7 unidades a esse valor e
represente no ábaco.
5- Qual o total de pontos representados no
ábaco?
6- O ábaco pode substituir a calculadora?
7- Você gostou de utilizar o ábaco?
8- Você consegue fazer a soma de
90+1120=1210?
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