Apresentação
sobre História da Matemática para alunos do 5º ano
Plano de Aula
Matéria: Matemática
Público Alvo: 5º ano do Ensino Fundamental
|
Objetivo
|
Fazer
com que os alunos compreendam sobre o processo histórico da matemática,
numeralização e apropriação da linguagem.
|
Conteúdo
|
História
da Matemática e a construção dos números.
|
Duração
|
2
aulas
|
Metodologia
|
Aplicar
conteúdos de história e interagir com os alunos de forma que eles também
busquem pesquisar e conversar sobre seus conhecimentos prévios acerca da
temática.
|
Recursos
|
Slides,
Imagens, palitos de sorvete, fósforo, cartolina, lápis de cor, caneta
hidrocor, ábaco e material dourado.
|
Avaliação
|
O
aluno será avaliado através de sua participação na roda de conversa, na
pesquisa realizada em casa e no resultado final da atividade.
|
Desenvolvimento
do Plano de Aula
História
da Matemática
Primeiramente o professor
deverá explicar aos alunos a origem do número, e esta se encontra ligada com a
história da humanidade. Começando pelos homens da caverna e sua maneira de
calcular o tempo, que se dava por meio de desenhos nas paredes das cavernas, em
ossos, ou até mesmo em pedaços de madeira. Eles desenhavam o sol, a lua,
nuvens, animais e objetos.
Depois da época das
cavernas, quando o homem já havia construído casas e moravam em conjunto, eles
então começaram a criar animais e construir plantações, e foi então que ele
percebeu a necessidade de contar o seu rebanho de animais, até mesmo a
quantidade dos alimentos colhidos. O homem então associou que cada animal
equivaleria à uma pedrinha que ele guardaria no saco, então ele soltava seus
animais. Quando os recolhia do pasto ele contava quantas pedras haviam sido
retiradas do saco.
Contar nos dedos também eram
de grande ajuda nos cálculos, mas quando contar através dos dedos, sementes,
pedras ou gravetos não eram suficientes e as quantidades eram maiores, novos
métodos foram necessários.
Com o surgimento de guerras,
impostos, desenvolvimento de reinos e aldeias, os sumérios, habitantes da
Mesopotâmia, povo muito dedicado ao comércio, inventaram a escrita, buscando
assim outras formas de contar. Eles sentiam a necessidade e registrar suas
trocas e transações financeiras. Elaboraram assim, símbolos cm base sessenta:
todas as quantidades maiores que sessenta eram agrupadas e representadas a
partir do sinal que representava sessenta ou quantidades menores. Os Sumérios
faziam símbolos em tabletes de argila e barro e curiosamente o aparelho
tecnológico conhecido como Tablet se
inspirou nos tabletes dos Sumérios.
Tempo depois as civilizações
egípcias, babilônica entre outras, também começaram a seu modo, escrever
quantidade, o que deu origem aos números, transcrita pela repetição de traços
verticais.
Os gregos, hebraicos e romanos
faziam uso de letras de seu alfabeto para representar os números: I, II, III,
IV, V... X, L, C, D, M.
Depois da explicação nesta
primeira aula, na próxima o professor irá levar o Material Dourado e o Ábaco
para explicar sobre a construção de unidade, dezena e centena, e como fazer uso
desses materiais. Depois na cartolina os alunos em grupos irão construir um
relógio com os números romanos e a sequencia de números egípcios, usando palito
de sorvete ou fósforo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário