quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Plano de Aula sobre a História da Matemática

Apresentação sobre História da Matemática para alunos do 5º ano


Plano de Aula

Matéria: Matemática
Público Alvo: 5º ano do Ensino Fundamental

Objetivo
Fazer com que os alunos compreendam sobre o processo histórico da matemática, numeralização e apropriação da linguagem.
Conteúdo
História da Matemática e a construção dos números.
Duração
2 aulas
Metodologia
Aplicar conteúdos de história e interagir com os alunos de forma que eles também busquem pesquisar e conversar sobre seus conhecimentos prévios acerca da temática.
Recursos
Slides, Imagens, palitos de sorvete, fósforo, cartolina, lápis de cor, caneta hidrocor, ábaco e material dourado.
Avaliação
O aluno será avaliado através de sua participação na roda de conversa, na pesquisa realizada em casa e no resultado final da atividade.

Desenvolvimento do Plano de Aula

História da Matemática

Primeiramente o professor deverá explicar aos alunos a origem do número, e esta se encontra ligada com a história da humanidade. Começando pelos homens da caverna e sua maneira de calcular o tempo, que se dava por meio de desenhos nas paredes das cavernas, em ossos, ou até mesmo em pedaços de madeira. Eles desenhavam o sol, a lua, nuvens, animais e objetos.


Depois da época das cavernas, quando o homem já havia construído casas e moravam em conjunto, eles então começaram a criar animais e construir plantações, e foi então que ele percebeu a necessidade de contar o seu rebanho de animais, até mesmo a quantidade dos alimentos colhidos. O homem então associou que cada animal equivaleria à uma pedrinha que ele guardaria no saco, então ele soltava seus animais. Quando os recolhia do pasto ele contava quantas pedras haviam sido retiradas do saco.
Contar nos dedos também eram de grande ajuda nos cálculos, mas quando contar através dos dedos, sementes, pedras ou gravetos não eram suficientes e as quantidades eram maiores, novos métodos foram necessários.
Com o surgimento de guerras, impostos, desenvolvimento de reinos e aldeias, os sumérios, habitantes da Mesopotâmia, povo muito dedicado ao comércio, inventaram a escrita, buscando assim outras formas de contar. Eles sentiam a necessidade e registrar suas trocas e transações financeiras. Elaboraram assim, símbolos cm base sessenta: todas as quantidades maiores que sessenta eram agrupadas e representadas a partir do sinal que representava sessenta ou quantidades menores. Os Sumérios faziam símbolos em tabletes de argila e barro e curiosamente o aparelho tecnológico conhecido como Tablet se inspirou nos tabletes dos Sumérios.
Tempo depois as civilizações egípcias, babilônica entre outras, também começaram a seu modo, escrever quantidade, o que deu origem aos números, transcrita pela repetição de traços verticais.
Os gregos, hebraicos e romanos faziam uso de letras de seu alfabeto para representar os números: I, II, III, IV, V... X, L, C, D, M.
Depois da explicação nesta primeira aula, na próxima o professor irá levar o Material Dourado e o Ábaco para explicar sobre a construção de unidade, dezena e centena, e como fazer uso desses materiais. Depois na cartolina os alunos em grupos irão construir um relógio com os números romanos e a sequencia de números egípcios, usando palito de sorvete ou fósforo.





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