quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de número



A construção do conceito de números começa muito antes do início de vida escolar da criança. Suas relações cotidianas já contemplam situações que envolvem seriação, classificação, etc.
O ensino da matemática nos anos iniciais da alfabetização das crianças funciona como base para uma formação sólida e de qualidade no futuro. E para que o processo de ensino-aprendizagem seja de maneira precisa e harmoniosa é de extrema importância que professor e aluno tenham um bom relacionamento e que esse processo seja prazeroso em um ambiente descontraído.
Uma ferramenta fundamental, podendo ser considerada base do ensino da matemática é o jogo. É através do jogo que instigamos a criança a ter prazer e satisfação pelo raciocínio matemático. O jogo desenvolve o raciocínio lógico, o pensamento independente, como também a capacidade de resolver problemas.
Segundo Vygotsky (1998), o brinquedo estimula a curiosidade proporcionando desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção. Em outras palavras, o brinquedo representa um objeto que de forma lúdica traz consigo o aprendizado, este podendo englobar as questões referentes ao desenvolvimento de distintas áreas do conhecimento, tais como a linguagem ou a matemática.
O professor conta com um papel fundamental no processo de desenvolvimento do aluno. A principal intervenção que este Educador deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito matemático é a problematização, pois ela auxilia para a construção do conhecimento. O professor deve evitar dizer a resposta pronta ao aluno, dizer como determinada situação problema deve ser feita. O professor deve questionar como os alunos chegaram ao resultado do problema, ou até no resultado de determinado jogo. Os resultados devem ser discutidos entre os alunos, durante uma roda de conversa, por exemplo.
Os jogos contemplam o aprendizado dos numerais, as quatro operações matemáticas, figuras geométricas, relação entre grandezas e quantidades etc. Um exemplo que podemos citar é o jogo "Some 10", que consiste em cartas numeradas de 0 a 9. O jogo deve ser jogado preferencialmente em duplas e cada jogador deve ter três cartas na mão e serão depositadas quatro cartas ao centro da mesa. Em sua vez, o jogador deve juntar uma de suas cartas para somar 10 com a carta já existente na mesa. O vencedor do jogo será aquele que tiver a maior quantidade de cartas que formaram o número 10.
As crianças enquanto jogam pensam em quais estratégias deverão ser utilizadas para resolver o jogo. Após a finalização do jogo, o professor deve questionar os alunos quais estratégias utilizadas por elas e quais elas acreditam ser a estratégia mais eficiente para aquela situação. E é neste ambiente que os alunos irão se deparar com formas de pensar diferentes, mas que convergem para mesmo resultado. É importante que ocorra essa troca e comparação de estratégias, pois também se torna possível o aprendizado mútuo.
Em síntese, defende-se que através de intervenções bem elaboradas do professor é possível então que este consiga assessorar seu aluno a fim dele conseguir obter um avanço significativo, sem ter de passar por uma metodologia tradicional, pois o aluno através do intermédio do professor estará aprendendo novos conteúdos de forma prazerosa, lúdica e inovadora. 

Referencias:

Vygotsky, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1998.

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